segunda-feira, 23 de maio de 2011

E Agora José ? Será que a educação começará a ser discutida ?

Fonte: Google Imagens
Na verdade essa postagem seria a continuação da discussão sobre o comprometimento na educação, contudo, inúmeros fatores que ocorreram da semana passada para cá levaram-me a fazer, hoje, uma outra fala.

O primeiro fator foi a série de reportagens do Jornal Nacional (entre os 16 e 21 de maio) sobre educação básica brasileira que  me surpreendeu, isso mesmo a Rede Globo, tida como a CAPITALISTA produziu um material digno de ser discutido. Outro fator foi a veiculação do vídeo, da sofrida mais brilhante Professora Amanda Gurgel, que causou uma movimentação e o inicio de uma discussão, nunca vista antes sobre a educação, que levou a docente, a participar inúmeros programas de TV, inclusive o Domingão do Faustão, programa com uma audiência boa.

Esses fatores começaram causar alguns conflitos sobre como EU compreendo  a EDUCAÇÃO.

Inúmeros questionamentos e dúvidas surgiram desses momentos de reflexão, tais como: "Será que antes de discutirmos quais Teorias, Metodologias e Instrumentos utilizar,  não é necessário, primeiro, pensar e conceber um espaço físico digno, ou seja, estruturar uma escola com condições mínimas de uso,tanto pelos professores, quantos pelos alunos ?" 

Afinal, escola sem quadro, sem giz, sem lousa, sem professor motivado, sem merenda, sem limpeza, o processo educativo não vai para frente e acaba virando uma "escola muito engraçada, não tem giz, não tem nada, o professor não podia trabalhar, porque a falta de lousa não ia deixar"...

Acredito que é o momento de TODOS, eu disse, TODOS, começarmos a nos questionarmos e cobrar das autoridades publicas, medidas não paliativas, e sim efetivas e de curto de prazo, porque o aluno tem necessidade do hoje e o amanhã será seu reflexo.

E Agora José ? Será que a educação começará a ser discutida ?

Abraços


Não esqueça de  comentar ! 

Câmbio e Desligo

Albano Goes
23 de maio de 2011

Um comentário:

  1. Oi! Que energia tem esse seu espaço, rapaz!! Gostei e já estou acompanhando aqui e no twitter. Aproveito para convidá-lo a conhecer meu blog e o grupo dos blogs educativos, onde compartilhamos muitas ideias sobre tecnologia na educação. Tem um selinho com link para o grupo no meu blog! Até lá!

    ResponderExcluir