quinta-feira, 19 de maio de 2011

COMPROMETIMENTO: a palavra que pode mudar a Educação (PARTE 2)

Fonte: Google Imagens

COMPROMETIMENTO: a palavra que pode mudar a Educação (PARTE 2 - A FAMÍLIA )


Prosseguindo com o debate sobre o elemento que pode modificar o quadro lastimável da educação no país, pretendo agora analisar a função da Familia no comprometimento com o processo educativo.

Bem, acredito que seu papel seria acompanhar a trajetória do aluno, cobrar da direção e dos professores, que o processo educativo ocorra dentro da normalidade, ou seja,  que aconteça todas as aulas, que os docentes não faltam por motivos banais e que os recursos enviados a escolas sejam aplicados corretamente. Isso pode ocorrer, a partir da participação nas  Associações de Pais e Mestres (APM), criticando, elogiando e acompanhando o funcionamento escolar. Contudo, como a educação não ocorre somente na Escola, a familia necessita usar o LAR como espaço de ampliação do processo educativo, a partir, de diálogos, conversas individuais ou coletivas com seus filhos, firmado e reforçando a importância com a educação na construção do ser social.

Mas ai vocês me questionam : "E aqueles pais que saem de casa às 5:30am e retornam (cansados) às 19:00pm, terão condições de participar desse movimento?"  


E minha resposta é SIM. 

E nessa hora que veremos aqueles estão comprometidos com a educação de seus filhos. Eles encontraram tempo para ir pelos menos uma vez no mês, quiçá na semana, na escola. E ao chegarem, cansados de sua labuta diária sentarão com seus filhos e perguntaram como ele está ? como foi seu dia ? o que ele aprendeu de bom na escola hoje ? e acima de tudo se ele está feliz?

Pode parecer uma proposta utópica para os dias corridos de nossa sociedade.

Contudo se não começarmos a transformar essa "utopia em realidade" caminharemos para uma sociedade sem perspectiva.

Fica ai a provocação !

Na próxima postagem irei discutir a função do PROFESSOR nesse compromisso com uma educação melhor.


Abraços

Não esqueça de Comentar!

Câmbio e Desligo

Albano Goes
19 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário