sábado, 14 de maio de 2011

Ei Professor posso te add ? : as redes sociais e a relação docente

Fonte: Google Imagens


É comum, hoje, professores mais atenados possuírem orkut, facebook, twitter, formspring, entre outros elementos que permitam a inserção nas redes sociais. Ao mesmo tempo que facilita a comunicação do docente com os alunos, gera um pequeno empecilho ao meu ver, que é a falta de privacidade, pois, os alunos terão contato com alguns elementos da vida pessoal do docente.

Acredito que, se tratada de forma correta essa relação : Alunos x Docente x Redes Sociais, ocorrerá sem menores problemas. Defendo ainda, que TODOS os docentes deveriam ter pelos um perfil na rede, para que seus alunos se comuniquem, tirem dúvidas, desabafem ou diga pelo menos um "OLÁ!" e assim sintam-se presentes na vida do professor, isso enriquece e estimula o desenvolvimento docente.

Ou seja, caros professores vamos sair de trás das mesas empoeiradas de seus gabinetes e vamos adentrar a Internet, claro, sempre baseado no questão da preservação de sua privacidade...

Essa notícia publicada no site do uol educação permite uma ampliação dessa discussão:



Abraços

Não esqueça de comentar !

Câmbio desligo


Albano Goes
14 de maio de 2011

Um comentário:

  1. Caro Albano,

    Parabéns pela iniciativa do blog! Quanto mais "espaços virtuais" tivermos para discutir a educação, melhor poderemos exercê-la. Pelo menos, é o que eu acredito...
    Quanto ao tema do post, creio que é interessante delimitar qual o "papel social" que será assumido junto com o perfil. Me explico: no Orkut e (mais recentemente) no Facebook, tento (nem sempre é possível) estabelecer uma relação de amizade/cordialidade com as pessoas que são aceitas. Evito (nem sempre é possível) falar de trabalho, pq entendo que este é um espaço com outros objetivos. Já no blog que mantenho, procuro ser (nem sempre é possível) o Prof. Iron, pois, ainda que muitos amigos e alunos façam comentários de ordem mais pessoal, tento (nem sempre é possível) seguir a linha traçada pelos objetivos expostos na página principal do blog.
    Espero ter contribuído... Um abraço,
    Iron.

    ResponderExcluir